A importância da realização de exames de rotina - Blog Hospital Pilar

26/11/2020

A importância da realização de exames de rotina

Quando o assunto é saúde, a ação mais importante é a prevenção. Os exames de rotina são essenciais, já que são responsáveis pelo acompanhamento periódico das funções do corpo. Também chamados de check-up médico, os exames clínicos, de imagem e laboratoriais têm o objetivo de avaliar o estado geral de saúde de um paciente e diagnosticar precocemente doenças que ainda não manifestaram sintomas.

A frequência para realização dos exames de rotina varia de acordo com a recomendação médica, mas o ideal é que adultos saudáveis realizem anualmente, e pessoas com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, ou com fatores de risco, como fumantes e com colesterol elevado, façam o check-up a cada seis meses. Além disso, existem os exames de rotina específicos para mulheres e homens. Lembre-se: a periodicidade faz a diferença para evitar possíveis problemas. Veja agora quais são os principais exames de rotina que devem ser feitos regularmente.

Para mulheres e homens

Além da análise clínica, realizada nas consultas médicas, é comum serem solicitados exames laboratoriais e de imagem. Eles permitem que o médico verifique o funcionamento de alguns órgãos e identifique possíveis infecções e alterações no sangue. Os mais comuns são:
– exame de sangue;
– glicemia;
– hemograma;
– análise de urina e fezes;
– ureia e creatinina;
– ácido úrico;
– colesterol;
– triglicerídeos;
– eletrocardiograma;
– ecocardiografia;
– ultrassonografia;
– raio-x de tórax;
– tomografia computadorizada.
Além desses, podem ser solicitados outros exames, de acordo com o estado geral de saúde da pessoa, como a análise de hemoglobina glicada, no caso de pacientes diabéticos, que avalia a quantidade de glicose circulante no período de três meses.

Para mulheres

Os exames específicos para mulheres são: papanicolau, ultrassonografia transvaginal, laboratoriais hormonais e mamografia (para prevenção do câncer de mama). Mulheres com mais de 40 anos devem realizar esses exames anualmente e, em caso de ocorrência de câncer na família, a partir dos 30 anos. Com eles, o ginecologista pode verificar se existe alguma infecção, cisto ou alteração no aparelho reprodutivo ou nas glândulas mamárias.

Para homens

Assim como as mulheres, os homens também precisam realizar exames preventivos. Os principais são: ultrassonografia de próstata (para prevenção do câncer de próstata), colonoscopia e laboratoriais hormonais. A realização anual desses exames é essencial a partir dos 40 anos.

Realizar exames de rotina é a melhor forma de manter a sua saúde protegida. Encontre um momento para cuidar de você: consulte um médico regularmente e faça o check-up periódico.

A Clínica Imagem incentiva a prevenção e o cuidado. Faça o agendamento do seu check-up de segunda a sexta, das 8h às 20h, ou aos sábados, das 8h às 14h, pelo telefone: (48) 3229-7777.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter

09 de dezembro

Isolamento pode aumentar dores em idosos

Mesmo com algumas flexibilizações, desde a segunda quinzena de março a recomendação do Ministério da Saúde é para que as pessoas evitem aglomerações, a fim de evitar o contágio nesse momento de pandemia. Essa situação, no entanto, tende a causar um aumento no sedentarismo e no sentimento de solidão, o que traz consequências negativas para a saúde, em especial dos idosos. Segundo a médica especialista em geriatria e clínica médica do Pilar Hospital, Fabiana Weffort Caprilhone, as dores crônicas nessa população, ou seja, com duração superior a três meses, podem aumentar com a falta de atividades físicas. Além disso, a solidão pode causar e agravar quadros de depressão, o que costuma afetar a memória e muitas vezes se reflete em sintomas físicos, como as dores. A médica afirma que o aumento das dores crônicas tem uma forte ligação com a saúde mental. O idoso, por estar mais isolado, sem contato com outros familiares, pode apresentar aumento na dor como um sinal da depressão. Por isso a importância de não abandonar as consultas com o médico assistente, pois esse profissional poderá prescrever as medicações necessárias e que irão trazer mais qualidade de vida. De acordo com médica, as dores mais comuns na terceira idade estão localizadas: Nos membros inferiores, principalmente quadril, joelhos e pernas. Fabiana afirma que os idosos se beneficiam de intervenções físicas e de reabilitação e não somente de medicamentos, como acupuntura, exercícios de alongamento, pilates e musculação, por exemplo. Porém, nesse momento, um acompanhamento remoto muitas vezes já auxilia. “Os filhos e netos podem também ajudar acompanhando em caminhadas pela quadra ou dentro de casa para manter a mobilidade dessas pessoas. No caso de piora significativa, o paciente deve procurar o seu médico, sempre buscando a precaução na utilização abusiva de analgésicos e antiinflamatórios, pois pode trazer danos para a saúde nessa faixa etária”, destaca. Prevenir é a melhor solução, cultivando bons hábitos alimentares, fazendo exercícios físicos, mesmo que em casa, utilizando a tecnologia para aproximar os familiares e mantendo uma rotina regular de consultas médicas para o bom controle de doenças crônicas que ocorrem na terceira idade.

09 de dezembro

Check-Up previne e identifica doenças silenciosas

Estar atento aos sinais de que algo não vai bem e também manter a rotina de check-up são atitudes que colaboram na busca pela qualidade de vida. A área da saúde é bastante ampla e envolve, além da cura de doenças, as formas de evitá-las. Caracterizada como medicina preventiva, a especialidade se dedica ao cuidado com doença ao invés de seu tratamento. Além da mudança de hábitos nocivos, como o sedentarismo, a má alimentação, o fumo e o estresse excessivo, é norteada principalmente pela realização de exames periódicos. Ao detectar problemas que se instalam de forma silenciosa na fase precoce, é possível minimizar os danos para a saúde e também ter mais chances de cura. No Pilar Hospital, há profissionais capacitados e equipamentos de ponta voltados  para os mais variados exames, incluindo as áreas de cardiologia, neurologia, oncologia, ginecologia e urologia, entre outras. Um diferencial da Instituição é o seu complexo de saúde com serviços de apoio diagnóstico e terapêutico interligados que proporcionam a praticidade para a vida dos pacientes. Atualmente são 14 disponíveis, que trazem uma ampla gama de especialidades. Com isso, é possível conseguir um diagnóstico mais rápido e evita consultas e exames desnecessários. Entre os serviços interligados está a Nacional Check-up, especializada em medicina preventiva. No local é possível escolher apenas uma manhã do ano para realizar todas as avaliações, consultas e exames médicos necessários. Em aproximadamente seis horas o paciente consegue fazer um rastreamento completo de fatores de risco e a identificação precoce de doenças. Além disso, a equipe multidisciplinar verifica potenciais riscos, faz correções de fatores clínicos, nutricionais e de maus hábitos e, em pouco tempo, indica ações que contribuem para a qualidade de vida. Todos os procedimentos são feitos no mesmo local e não há necessidade de deslocamento do paciente. Os exames são solicitados pelo médico de acordo com o perfil de cada cliente, incluindo: Idade; Sexo; Históricos familiar e de saúde. As consultas incluem as áreas de cardiologia, ginecologia, urologia, oftalmologia e ortopedia, entre outras. São feitos exames laboratoriais, de imagem e teste de esforço. A prevenção é a forma mais eficaz de conquistar qualidade de vida.

07 de dezembro

Diagnosticar o Diabetes previne complicações

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, a enfermidade atinge mais de 12 milhões de brasileiros. A alta incidência preocupa devido às complicações causadas pela doença que surge quando o pâncreas não produz a quantidade adequada de insulina (hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o corpo) ou quando a insulina produzida não tem a sua ação adequada devido à resistência da ação desta. O fato de uma pessoa ter diabetes a torna de mais risco para várias doenças, como: infarto agudo do miocárdio, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e doença renal crônica. Também estudos recentes mostram alta taxa de complicações em paciente que possui COVID-19 e diabetes. Segundo a endocrinologista do Pilar Hospital, Silvana Aniella, a doença deve ser mantida sob controle, sendo que os níveis de glicemia variam de acordo com a idade, faixa etária e outras doenças concomitantes. “Recomendamos que a pessoa mantenha as suas medicações e o seu acompanhamento de rotina, de forma que o seu tratamento esteja o mais adequado possível”, orienta. A endocrinologista afirma ainda que muito tem se falado sobre a relação do diabetes com a COVID-19. “O que se sabe é que o diabetes não aumenta o risco de infecção, no entanto, uma vez contaminada, a pessoa tende a apresentar quadros mais graves com maior chance de óbito. O risco se relaciona também com a idade, o tempo de duração da doença e o estado do controle da glicemia”, destaca Silvana Aniella. O risco maior para os diabéticos acontece também porque esses pacientes apresentam muitas vezes outras doenças associadas e consideradas fatores de complicações, como a insuficiência renal e a hipertensão. A médica orienta que as recomendações das autoridades de saúde sobre a prevenção à COVID-19 devem ser seguidas, como: Higiene frequente das mãos com água e sabão e/ou uso do álcool em gel; Utilização de máscaras ao sair de casa; Isolamento social devem ser mantidos, porém, sem descuidar dos cuidados com o diabetes. O acompanhamento aliado a uma rotina de alimentação mais saudável e à rotina de exercícios tornam a doença controlada, reduzindo os riscos e trazendo ganhos em qualidade de vida.

03 de dezembro

Pilar Hospital oferece serviço de medicina esportiva

Para quem quer começar a praticar atividades físicas, ou até mesmo atletas profissionais e amadores, a partir de agora há atendimento especializado no Pilar Hospital, que passa a oferecer o novo serviço de Medicina Esportiva. O serviço é representado pelo médico Pedro Bruno Costa Murara, especialista em Medicina Esportiva, com o apoio do ortopedista esportivo, Luis Antônio Bauer e o cardiologista esportivo, José Mauro Espósito. Com consultas bem individualizadas e detalhistas, o objetivo da nova área de atendimento é melhorar a qualidade de vida do paciente, analisando diferentes hábitos, como alimentação, sono e capacidade física. “Existem vários fatores que precisamos analisar em cada consulta, que envolve desde pressão alta, à estrutura óssea, muscular, composição corporal, diabetes e outras fragilidades que envolve cada uma das idades e o nível de experiência em atividade física de cada pessoa. Por isso, nosso propósito é ajudar os pacientes a terem mais qualidade de vida com a prática de exercícios feitas corretamente”, explica Dr. Pedro Murara. Para quem é voltada a especialidade? Atletas de nível - os atletas competidores, das mais variadas idades, contam com um atendimento personalizado, voltado à melhoria de performance, adaptação de alimentação adequada, prevenção e tratamento de lesões desenvolvidas no dia a dia dos treinos. Amadores e iniciantes - os atletas amadores e aqueles que estão começando a fazer exercícios precisam contar com um atendimento ainda mais individualizado, voltado a identificar quaisquer possíveis restrições corporais, bem como peso, doenças pré-existentes, capacidade física, muscular, cardíaca e pulmonar. Idosos ou pessoas com doenças pré-existentes – ajuda na prevenção de quedas e no fortalecimento muscular para melhorar a qualidade de vida, como é o caso de idosos que estão em uma situação mais frágil. O mesmo ocorre com as pessoas que já têm doenças crônicas e/ou pré-existentes, pois não podem fazer toda e qualquer atividade física, é preciso adequar as orientações para cada caso e, também, o modo de praticá-la, quantidade, peso aplicado e corrigir as formas de prática, com um acompanhamento mais regular para aumentar a dose de acordo com o desenvolvimento de cada paciente. Mulheres nas mais diversas etapas da vida - o organismo da mulher é muito diferente e precisa ser entendido como único, pois, além da nutrição, dos exercícios ideais para cada uma, ainda precisamos ter em conta a necessidade de vitaminas, as alterações hormonais e as mudanças corporais de cada fase da paciente. O Pilar Hospital está localizado no bairro Bom Retiro e possui como característica o fato de aliar o atendimento humano com a alta tecnologia.

26 de novembro

Tempo é decisivo para o sucesso no tratamento

Passados alguns meses ainda estamos em pandemia pelo novo coronavírus, e muitos têm deixado de buscar assistência médica quando necessário por medo de contrair a doença em um hospital.  O tempo, no entanto, costuma ser decisivo para o sucesso no tratamento de muitas outras enfermidades, inclusive as cardiovasculares, que representam a maior causa de morte entre a população segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a neurologista do Pilar Hospital, Claudia Baeta Panfílio, um exemplo do grande perigo que ocorre com a demora em procurar atendimento médico é o AVC (Acidente Vascular Cerebral), o popular derrame. A médica explica que são horas decisivas entre os menores sinais de alterações da fala, da coordenação motora ou da sensibilidade e o início do tratamento. Nesse caso, a agilidade é a nossa principal ferramenta para oferecer um tratamento eficaz e que possivelmente irá reverter o quadro. A médica cita ainda outros exemplos, como a meningite (processo inflamatório das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal)e o aneurisma roto (rompido), que também necessitam de um cuidado ágil. O cardiologista da Instituição, José Carlos Tarastchuk, destaca que mesmo as pessoas que passam por sintomas leves, ou mesmo que precisam fazer um check-up, podem procurar atendimento. “Ao sentir dor no peito, por exemplo, caracterizada nos casos mais graves como um incômodo no meio do peito e que irradia para a região de ombro ou membros superiores, as pessoas devem procurar o mais rápido possível o atendimento”, alerta. Tempo é vida. Procure atendimento médico sempre que necessário.

Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política