A humanidade está passando por um momento único na história, exigindo cuidados especiais no sentido de preservar tanto a economia quanto a saúde mental e física das pessoas.
A pandemia de coronavírus está fazendo com que o mundo todo adote medidas urgentes para conter o avanço de um inimigo microscópico, mas que não pode ser subestimado.
Este momento de isolamento gera diversos impactos na sociedade e um deles é na saúde mental das pessoas. A ansiedade também é um fator a ser considerado.
O fato é que o Brasil, infelizmente, já carregava o título de país mais ansioso do mundo e um dos mais estressados da América Latina, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A perspectiva é que esse novo contexto possa agravar esse problema. Entretanto, unindo esforços e adotando práticas saudáveis, é perfeitamente possível cuidar da saúde mental em época de isolamento social.
Lembrando que o isolamento social é físico, mas não digital e também não entre a família que mora sob o mesmo teto. Ou seja, há muitos caminhos para limpar a mente e enxergar a luz em meio a tanta neblina!
Confira, a seguir, 3 orientações práticas para diminuir a ansiedade e cuidar da saúde mental estando em casa!