14/07/2021

Como ter uma rotina saudável em casa?

Você é daquelas pessoas que sonham com uma rotina saudável, mas que sempre deixam esse objetivo para a próxima semana? Em muitos casos, a raiz dessa procrastinação está na idealização de uma rotina perfeita.

Por exemplo: você pode achar que para ser saudável, precisa acordar às cinco da manhã para correr no parque, como aquela influenciadora que você segue no Instagram. Só tem um problema: você detesta correr.

Muita gente ainda confunde rotina saudável com rotina de atleta e, acredite, esses conceitos são completamente diferentes. Um atleta tem como meta a competição. Por outro lado, a única coisa que você quer é ter mais saúde na sua vida, certo?

Sendo assim, preste atenção nas nossas dicas. Elas são simples, porém poderosas — e vão te ajudar na missão de ser mais saudável!

Cuidando do sono

Antes de pensar em levantar peso, responda a uma pergunta: como anda o seu sono? Sem uma boa noite de descanso, não tem rotina saudável, pois você acordará cansado e desmotivado.

Nesse caso, a dica é evitar levar telas (celulares, notebooks etc.) para a cama. A luz azul desses equipamentos inibe o sono — e ainda pode prejudicar a sua visão.

Respeitar o ciclo circadiano, aquele que é pautado pelas 24 horas do dia e da luz solar, é a melhor saída para ter uma rotina de sono saudável. Portanto, só vire a noite trabalhando se for necessário.

Ademais, evite beber café à noite, nem faça refeições pesadas. Isso pode ajudar o seu corpo a entender que está na hora de descansar — e é durante o sono que o os músculos se regeneram!

Observando a alimentação

O que você come deve ser saborosa e nutritiva. O problema é que é comum focar apenas no sabor, esquecendo-se da nutrição. Uma panela de brigadeiro é deliciosa, mas tem zero valor nutricional, além do excesso de gordura e açúcar.

Você pode reduzir o consumo de açúcar, produtos ultra processados e gordurosos, substituindo-os por alimentos naturais (frutas, legumes etc.) e alimentos frescos.

Agora, se você tem alguma outra meta, como perder peso, ganhar massa muscular ou se está fazendo algum tratamento médico, é interessante consultar com um médico nutrólogo e seguir uma dieta específica. Lembre-se: nada de dietas sem prescrição médica ou de um nutricionista!

Escolhendo a atividade física certa

Para ter uma rotina saudável de exercícios, você precisará encontrar uma atividade que seja prazerosa. Se isso não acontecer, é provável que você desista dos exercícios antes de atingir o seu objetivo.

Sendo assim, você deve experimentar uma atividade por algumas semanas, insistindo para vencer a preguiça. Se mesmo depois de algumas semanas você não tiver gostado do exercício, troque de atividade.

Lembre-se que existem várias opções de atividades que fogem do ritmo agitado das academias, como: dança, Yoga, Pilates etc. Também não se esqueça que a academia não vive apenas de musculação. Muitas delas têm lutas e atividades na água, como natação e hidroginástica.

Você também pode fazer exercícios sem equipamentos, como corrida, caminhada e ciclismo. Contudo, não se esqueça de respeitar os limites do seu corpo e de fazer um check-up antes para ver como está o seu coração.

Viu como ter uma rotina saudável não é tão complicado assim? Dar o primeiro passo rumo à mudança de hábitos é o mais difícil. Depois, é só colher os frutos na sua saúde!

Ah! Lembre-se que a Cedip está ao seu lado, caso o seu médico peça algum exame de rotina. Afinal de contas, não existe rotina saudável sem acompanhamento médico, não é mesmo?

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade