13/05/2021

Check-up de exames para idosos

Na hora de fazer um check-up de exames para idosos é comum que a geriatria seja uma das especialidades envolvidas e também uma das mais importantes no cuidado e proteção de quem possui mais idade.

Esta área é responsável diretamente por melhorar a qualidade de vida em pontos importantes do dia a dia, como o caminhar e a memória. Um dos exemplos é o exame de densitometria óssea, fundamental para identificar osteoporose e prevenir possíveis fraturas. 

Responsável pelo tratamento, prevenção e promoção de bem-estar de uma grande parte da população que requer uma atenção especial, o médico geriatra atua em diversas doenças físicas e mentais e cumpre uma função essencial para a sociedade.

Mesmo sendo tão necessária, a geriatria se tornou uma especialidade médica apenas no começo do século XX. Com o avanço da expectativa de vida, ela se tornou indispensável para cuidar de uma faixa que representa quase 30 milhões de brasileiros.

Geriatria e a prevenção de doenças

Ao contrário do que muitos pensam, a geriatria não serve apenas para tratar doenças que acometem os idosos. A atuação preventiva é de extrema importância e pode evitar o surgimento ou evolução de diversas doenças.

Por conta disso, a realização de check-up de exames para idosos é tão importante e deve ser feita com a máxima atenção. Entre eles, podemos destacar os seguintes:

  • Densitometria óssea: realiza a medição da densidade dos minerais dos ossos
  • Hemograma: exame de sangue para avaliar o estado geral da saúde
  • Eletrocardiograma: feito para avaliar os batimentos cardíacos
  • Ureia e creatina: avaliação das funções renais
  • Lipidograma: necessário para acompanhar os níveis de colesterol
  • TSH e T4 Livre: identifica o índice de tireoidismo
  • Glicemia em jejum: mede a taxa de açúcar no sangue
  • Colonoscopia: realizado para encontrar lesões ou câncer colorretal
  • Teste ergométrico: exercícios para verificar possíveis doenças cardiovasculares
  • Radiografia de tórax: detecta possíveis lesões indicativas de câncer de pulmão

Geriatria para jovens

Sim, você leu certo: a geriatria também atua no cuidado com os mais jovens.

Um pensamento muito comum – e equivocado – é o de cuidar da saúde apenas quando surgem os problemas ou quando a idade vai avançando. Esse é um hábito que deve ser evitado, pois devemos levar esse assunto a sério desde cedo.

A partir dos 30 anos de idade já é recomendado que o acompanhamento médico seja feito com frequência. Nesses casos, a atuação de um geriatra irá ajudar a prevenir e tratar doenças que poderiam ser muito mais sérias se fossem negligenciadas.

Como fazer já o seu check-up de exames para idosos?

Depois de aprendermos mais sobre a geriatria e a importância dela, nada melhor do que colocar tudo isso em prática e cuidar de nós e de quem amamos. Por isso, a CEDIP está ao seu lado em mais esse momento.

Conheça mais sobre nossos exames, como a densitometria óssea, eletrocardiograma e muitos outros necessários para uma avaliação de saúde, e melhore agora mesmo a sua qualidade de vida.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade