24/06/2021

Quais exames que as mulheres devem fazer anualmente?

Cuidar da saúde é algo que devemos fazer ao longo de toda a vida, mas que deve ser reforçado após certa idade. Isso fica ainda mais claro quando vemos quais são os exames que as mulheres devem fazer anualmente e a importância deles para manter uma boa vida e identificar possíveis doenças.

Se você é ou conhece alguma mulher com 40 anos ou mais, vamos conhecer quais são os exames que são necessários no check-up anual.

Nesta idade, a precaução começa a ser maior e não podemos dar brecha. As causas de doenças que merecem destaque nessa fase da vida são os problemas cardiovasculares e o câncer de mama.

Exames para prevenir o câncer de mama

Mamografia

Um dos mais importantes exames que as mulheres devem fazer anualmente é a mamografia. Ele serve para rastrear a possível existência de um câncer de mama, que precisa de um diagnóstico o mais cedo possível para ser tratado.

Atualmente é considerado como o melhor exame para isso e deve ser feito por todas as mulheres. Pessoas com histórico de câncer de mama na família podem começar ainda mais cedo, a partir dos 30 anos de idade.

Autoexame de mama

Fácil de ser feito, o autoexame da mama é algo que toda mulher precisa incluir na rotina. O ato de se familiarizar com o formato e a textura dos próprios seios é importante para detectar possíveis nódulos ou alterações.

Qualquer sinal deve ligar o alerta, pois o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento do câncer de mama.

Exames cardiovasculares

Eletrocardiograma

Este é um exame que é muito importante para avaliar a saúde do coração. O eletrocardiograma mede a frequência e os batimentos cardíacos, tanto em repouso quanto em atividade.

Ele é útil para identificar possíveis alterações no ritmo das batidas, defeitos nas válvulas, bloqueios nas artérias, entre outras.

Ecocardiograma

Exame de ultrassom feito também para avaliar o coração. Este é um dos exames que as mulheres devem fazer anualmente pois neste período da vida o cuidado com o funcionamento cardíaco deve ser ainda maior.

O ecocardiograma avalia sintomas como falta de ar, palpitação, sopro cardíaco, dor torácica e diversas outras doenças cardíacas.

Outros exames depois dos 40 anos

As mulheres com esta idade precisam ter uma atenção ainda maior com o passar do tempo. Para aquelas que já estão com 50 anos, entre os principais exames indicados no check-up feito anualmente são os seguintes:

Mesmo que a recomendação para alguns exames seja após os 40 anos de idade, não há época errada para cuidar ainda mais da sua saúde. Por isso, esse deve ser um hábito cada vez mais difundido e colocado em prática.

Para dar o primeiro passo agora mesmo, conheça os exames que a Cedip realiza e cuide da sua saúde.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade