30/07/2015

Crises Vagais

Também conhecidas como síncope vasovagal, as crises vagais são uma das causas mais frequentes de desmaio. Estimativas apontam que elas podem afetar cerca de 30% da população adulta.

Os desmaios (perdas súbitas de consciência) ocorrem quando há estimulação excessiva do nervo vago, um nervo craniano que possui ação motora e sensitiva, resultando em dilatação dos vasos sanguíneos e redução do ritmo cardíaco. Consequência disso é que o coração bombeia o sangue com menor eficácia e quando a irrigação de sangue para o cérebro é insuficiente, a pessoa sofre perda súbita de consciência.

Esse sintoma, em si, não é o grande problema, e sim as complicações que podem decorrer dele, como traumatismo craniano. O perigo é ainda maior se o desmaio acontecer enquanto a pessoa está no trânsito ou operando maquinaria pesada.

Os fatores psicológicos e físicos que podem desencadear episódios de crises vagais incluem permanecer em locais quentes por muito tempo, muito estresse ou ansiedade e ficar de pé por bastante tempo.

É possível que as crises vagais ocorram repentinamente ou que o paciente tenha sintomas prévios como náuseas, calor, tontura, suores frios, visão turva e pele pálida. Durante a crise, é comum que o corpo apresente movimentos anormais, pulsação fraca e pupilas dilatadas.

A recuperação é rápida, leva menos de um minuto, quando o corpo é colocado em posição horizontal: a circulação sanguínea se restaura gradualmente e a pessoa acorda. Apesar disso, não é recomendável levantar antes que tenham se passado 30 minutos, pois são altas as chances da pessoa desmaiar mais uma vez.

Atenção: muitas doenças também causam perda súbita de consciência. Por isso, recomenda-se que seja feita uma consulta médica para diagnosticar a origem do problema.

Fonte: Associação Brasileira de Neurologia e Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul.
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade