A prevenção é fundamental para detectar doenças em estágios iniciais, facilitando o tratamento e aumentando a probabilidade de cura e manutenção do bem-estar do indivíduo. Entretanto, a população masculina não mantém esse hábito. Visando mudar esse cenário, principalmente por conta do câncer de próstata, a campanha Novembro Azul ganha relevância.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), 68.220 novos casos de câncer de próstata surgem por ano. Desse grupo, estima-se uma taxa de mortalidade de 15.390 pacientes anualmente, segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Média de 42 óbitos por dia devido a esse tipo de doença.
Esses dados fazem do câncer de próstata o segundo tipo de câncer mais comum nos homens, atrás, apenas, do câncer de pele não melanoma. Em termos de mortalidade por câncer na população masculina, a próstata aparece em segundo lugar, perdendo somente para o câncer de tranqueia, brônquios e pulmões.