
Por mais agitada que seja nossa rotina, precisamos de um tempo para relaxar.
Normalmente, encontramos amigos, passeamos pelo shopping ou até mesmo fazemos uma pequena viagem. Porém, com a quarentena preventiva contra o Covid-19, nada disso é possível.
Em meio a tantas notícias sobre a pandemia, como encontrar espaço para nós mesmos?
Mais do que nunca, é fundamental reservar alguns instantes longe da difícil realidade. Através de hobbies, é possível diminuir o estresse ao focar em nossa saúde mental.
Para te ajudar no isolamento social, separamos hobbies simples para praticar em casa. Confira nossa lista a seguir:
4 hobbies para praticar em casa

1. Culinária
Aproveitar o tempo em casa para se aventurar na cozinha pode ser vantajoso. Além de ser mais saudável do que opções industrializadas, uma boa refeição caseira pode mudar a cara do seu dia.
Comidas com vitamina C, por exemplo, melhoram a imunidade e ajudam a lutar contra o cansaço. Ou seja, adicionar alimentos ricos em vitamina C *1 à sua dieta pode ser mais do que apenas saboroso!
O melhor de tudo é que, para começar, só é preciso disposição. Canais no Youtube como Cozinha para 2 ou Menos de R$20 ensinam receitas simples e baratas.
Outra opção são os clubes de assinatura, como o ChefTime. Com eles, é possível receber receitas em casa com os ingredientes sob medida. Assim, você pode escolher sua área preferida de culinária e explorar sem desperdício.

2. Jardinagem
Estar em contato com a natureza traz muitas vantagens para nosso corpo. Por isso, a jardinagem é uma maneira de diminuir o estresse e dar mais vida para seu lar.
A principal vantagem desse hobby é a sua versatilidade. Você pode plantar tanto temperos e alimentos, quanto flores e folhagens.
Iniciar seu próprio jardim pode parecer difícil. Se você vive em apartamento, então, pode pensar que é impossível. Porém, não é preciso muito para descobrir que existe uma planta perfeita para cada situação.
Para ajudar os “jardineiros da quarentena”, a paisagista Raquel Patro criou um curso, online e grátis . Além disso, existem inúmeros blogs e vídeos feitos para quem está começando. Agora, só falta colocar a mão na terra!

3. DIY e Reformas
Ao passar tanto tempo em casa, começamos e imaginar como melhorá-la. Se o isolamento social despertou sua criatividade, saiba que reformar não é um bicho de sete cabeças.
Além de ser um hobby divertido, o mundo “Do it Yourself” (Faça Você Mesmo, em inglês) também é econômico. E a inspiração está em todo o lugar: profissionais como Karla Amadori e Matheus Ilt ensinam a modificar móveis e ambientes.
Outra ideia é usar a quarentena como um momento para se reinventar. Além de reformas, o DIY também pode se estender para suas roupas. A youtuber Andressa Martins ensina a transformar aquela peça no fundo do guarda-roupa em algo novo.

4. Meditação e Yoga
Atualmente, vivemos cercados de incertezas. Além do estresse de nossa rotina, sentimos impotência diante o coronavírus. Frequentemente, tudo isso nos deixa sobrecarregados.
Para lutar contra a ansiedade, a meditação pode ser uma poderosa aliada. Além de diminuir o estresse, seus exercícios treinam a calma e o foco. Isso nos ajuda a ter mais controle sobre nossos sentimentos.
A meditação possui várias formas. Se permanecer imóvel parece tortura para você, a Yoga pode ser uma maneira mais acessível de balancear corpo e mente.
Para começar, o ideal é a meditação guiada. Assim, é possível compreender o que está sendo feito e manter a motivação. Durante a quarentena, existem diversos aplicativos gratuitos que cumprem esse papel.
Em meio ao caos causado pelo Covid-19, pode parecer egoísta tirar um tempo para si.
Porém, a realidade é que manter nossa estabilidade e saúde é o melhor que podemos fazer contra o vírus. Assim, somos mais fortes para encarar as medidas e cuidarmos uns dos outros.
Não deixe de conferir os 5 aplicativos gratuitos para meditação que nós indicamos, e se precisar sair de casa, saiba como usar máscara corretamente em tempos de Coronavírus.