A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada por um microorganismo que atinge principalmente os pulmões (85% dos casos), mas que também pode atingir outros órgãos, como rins, pele, ossos e gânglios.
Ela afeta, anualmente, cerca de 10 milhões de pessoas no mundo todo. No Brasil, são aproximadamente 70 mil novos casos e 4,5 mil mortes em decorrência da doença. Por isso, a tuberculose é considerada perigosa, pois depende de diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Prevenção
Transmissão
A transmissão ocorre pelo ar, por meio de espirros, tosses e fala da pessoa contaminada. As pessoas com maior risco de contaminação são aquelas que estão com as defesas naturais do organismo fracas, que convivem com quem tem a doença, que são diabéticas, têm câncer ou foram submetidas a transplante de órgãos, portadoras de HIV, assim como aquelas que, por algum motivo, não estão se alimentando bem, são muito jovens (menos de 5 anos) ou muito idosas (mais de 60 anos).
Período de incubação
Uma vez infectada, a pessoa tem maior risco de adoecer nos dois primeiros anos, porém, depois disso, ela ainda pode ficar doente. Ou seja, não fica livre da infecção.